Os cooktops de indução, por mais que excepcionalmente precisos, ainda causam certa confusão nos consumidores em como esse tipo de configuração funciona. De forma bem simples, o aquecimento dos bocais acontece através do contato direto do campo eletromagnético, que se localiza abaixo da superfície do cooktop, com o fundo de certas panelas específicas.
A facilidade com que o sistema de indução desempenha tem feito dos cooktops nessa configuração os produtos de cozinha mais visados do mercado.
Com um design ainda mais sofisticado, moderno, tecnológico e adaptável a diversos tipos de ambientes, podendo ser instalado em cozinhas pré-planejadas e até varandas gourmet, o cooktop por indução traz um equilíbrio visual aos demais eletrodomésticos, além de ser um modelo que economiza no gasto energético mensal, o que compensa positivamente o seu alto investimento.”
Resumo
O QUE SERÁ ANALISADO
Com uma das configurações mais avançadas do mercado, os cooktops por indução apresentam vantagens diferenciadas que transformam por completo a rotina dentro da cozinha. São modelos mais modernos, ainda mais seguros, já que o aquecimento é realizado diretamente na panela e economizam mais energia durante o uso por conta de seu sistema que desperdiça menos calor.
Muitos consumidores se sentem perdidos em qual modelo é o melhor a se escolher, mas nessa lista vamos enumerar e detalhar quais as principais características que fazem dos próximos 5 cooktops por indução, os melhores exemplares para se comprar em 2021 e um investimento para quem procura beleza, extrema segurança e exatidão precisa nos mínimos detalhes
1 – Cooktop Inducao Slim Touch Ei30 127 Tramontina Preto 110v
Começamos a nossa lista com um cooktop muito especial e que foge do padrão dos modelos mais buscados e vendidos no mercado. O Slim Touch EI30 se destaca de imediato por ser um cooktop portátil que oferece mais de uma possibilidade de alocação, sendo super adaptável em ambientes internos, externos e, em certos casos, em varandas gourmet pré-planejadas.
O exemplar da Tramontina funciona através da avançada tecnologia por indução, que não só evita o risco de queimaduras, já que não se faz do uso das chamas dos queimadores, como também aumenta em quase 50% a rapidez no desempenho e garante por volta de 30% mais economia no gasto energético do que outros sistemas de cozimento.
O EI30 possui um painel touch slider que permite escolher a temperatura ideal sem precisar consumir tanta energia, e ainda oferece 8 funções pré-programadas que dão mais praticidade no preparo das receitas. Modelo de design mais compacto e minimalista, o Slim EI30 conta com apenas uma zona de aquecimento disposta numa bela mesa vitrocerâmica fácil de limpar e que eleva o estilo da cozinha e torna o dia a dia muito mais prático.
- Modelo portátil
- Painel touch slider
- 8 funções pré-programadas
- Design minimalista
- Bom custo-benefício
- Cooktop adaptável
- Evita o risco de queimadores
- Exige o uso de panelas específicas
2 – Fogão Cooktop Fischer 2Q Indução Mesa Vitrocerâmica Preta 220V
Cooktop de alta tecnologia, o Fischer 2Q oferece um painel touch screen de design exclusivo com display digital na cor vermelha, que facilita na visualização dos comandos e descomplica qualquer ação que esteja sendo feita ao cozinhar.
Os 9 níveis de potência que o modelo possui auxiliam no uso e rendimento dos bocais de 2.000W e 1.500W que compõem a estrutura do 2Q da Fischer, enquanto que o intuitivo timer digital de até 99 minutos permite programar o tempo de cozimento adequado para cada tipo de alimento.
Sua mesa de vitrocerâmica de 4mm de espessura completa o acabamento sofisticado e delicado do cooktop, além de colocar à disposição do usuário funções que garantem a segurança e os cuidados devidos no ambiente da cozinha.
Nas zonas de cozimento, o sistema indicador de superfície quente alerta o usuário quanto às áreas que ainda se mantém aquecidas e evita o risco de acidentes por queimadura, ao passo que a trava de segurança bloqueia as principais funções do cooktop e impede que crianças ou algum adulto acione o aparelho acidentalmente.
- Design exclusivo
- Display digital
- 9 níveis de potência
- Timer digital de até 99 minutos
- Sistema indicador de superfície quente
- Trava de segurança
- Mesa de vitrocerâmica espessa
- Exige panelas de fundo específico
3 – Cooktop Midea Desea 4 Bocas Indução Midea CYAD42 Preto 220 V
Nada melhor do que ter um eletrodoméstico capaz de atender todas as suas necessidades e te fazer sentir prazer ao cozinhar, não é mesmo? O Midea Desea CYAD42 é o cooktop que oferece funcionalidades que tornam a rotina na cozinha mais leve e extremamente prática.
Para começar, sua estrutura consiste numa superfície lisa e elegante de vitrocerâmica, super fácil de limpar e que garante um ar de sofisticação ao ambiente. Os bocais que compõem o CYAD42 dividem a capacidade máxima do cooktop em duas zonas de 1.800W e outras duas de 1.400W.
Somado a isso, os 9 níveis de potência que ficam à disposição do usuário possibilitam explorar o preparo de diversos pratos e receitas saborosas, à medida que o timer digital permite programar o tempo de cozimento dos alimentos e garante, assim, o ponto perfeito da comida.
Seu sensor de desligamento automático após a retirada da panela da zona de cocção e sua trava de segurança que bloqueia o painel de controle do cooktop proporcionam toda a proteção necessária para fazer da cozinha um local livre de acidentes.
- Superfície elegante em vitrocerâmica
- Design sofisticado
- Fácil de limpar
- 9 níveis de potência
- Timer digital programável
- Sensor de desligamento automático
- Trava de segurança
- Preço elevado
- Exige o uso de panelas específicas
4 – Cooktop de Indução 4 Zonas Unicook Preto Electrolux (IE60P) 220V
Com uma bela mesa de vidro resistente plana e de design clean, o IE60P da Electrolux ganha os olhares dos consumidores que buscam por potência e praticidade no dia a dia da cozinha. Por conta da tecnologia de indução, esse modelo de cooktop não faz uso de queimadores e trempes, o que facilita na limpeza mais fácil e rápida, além de garantir ainda mais estabilidade no apoio às panelas.
Seu painel touch de uso intuitivo oferece funcionalidades aperfeiçoadas que permitem ao usuário explorar diferentes técnicas culinárias. A zona Unicook, por exemplo, viabiliza o uso de recipientes e utensílios maiores como chapas e pranchas gril para o preparo de receitas mais fartas, pois proporciona o uso simultâneo de duas áreas de cozimento numa mesma potência.
Já para quem necessita aquecer grandes quantidades de água ou de algum alimento específico, o EI60P disponibiliza a potência Turbo, que intensifica a temperatura máxima do cooktop por um determinado período de tempo. Se por um lado, a rotina na cozinha pode ser prazerosa e relaxante, por outro, ela pode apresentar pequenos empecilhos e riscos.
Pensando nisso, o modelo da Electrolux conta com comandos auxiliares que ajudam a solucionar eventuais problemas na hora de cozinhar. Para aquele usuário que precisa se dividir em mais de uma tarefa ao mesmo tempo, o timer digital surge como um apoio, pois ele permite definir o tempo de cozimento sem a necessidade de verificar a todo instante o ponto da comida, graças à um sinal sonoro que o alerta ao final do período pré-programado.
Outros itens de destaque do IE60P são a as funções Pausa, que diminui o cooktop à mínima potência possível, no caso do usuário precisar resolver alguma situação emergencial, e a trava de segurança, que bloqueia as ações do eletrodoméstico e evita que acionado acidentalmente.
- Painel touch
- Zona Unicook
- Potência Turbo
- Timer digital programável
- Trava de segurança
- Função Pausa
- Design clean
- Preço elevado
- Exige o uso de panelas específicas
5 – Cooktop Electrolux IE60H Híbrido a Gás e Indução 4 Zonas Preto – 220V
O cooktop IE60H da Electrolux é um modelo que atrela toda a potência e precisão da tecnologia por indução com a versatilidade da configuração a gás. Primeiro modelo híbrido do mercado, o IE60H oferece praticidade, ignição imediata no uso dos queimadores, facilidade no uso dos bocais por indução e segurança nas ações dentro da cozinha.
A disposição do modelo híbrido da Electrolux se dá através da divisão de duas zonas de cocção por indução, que contam com um timer digital ideal para o controle do processo de cozimento das receitas e conquista de melhores resultados, e mais duas áreas de aquecimento a gás, com manipuladores removíveis individuais e de fácil manuseio.
Cooktop de estrutura plana que facilita na limpeza e cuidados, o IE60H dificulta a concentração de sujeira e resíduos por toda a extensão da mesa espelhada, o que garante uma conservação mais polida e duradoura do aparelho. Manejar o modelo híbrido IE60H requer certa atenção e cautela para evitar acidentes indevidos.
Nesse sentido o cooktop é munido de funções como o sensor de calor residual em 3 níveis de segurança, que atentam o usuário para quando o vidro da mesa ainda está aquecido; a trava de segurança nas zonas de indução, criada para inibir que qualquer ação no painel seja acionada de forma acidental e, ainda, o diferencial da função Pausa, que decresce a capacidade do eletrodoméstico para a mínima potência possível e possibilita que o consumidor possa se ausentar da cozinha por um breve período de tempo, caso seja necessário.
- Modelo híbrido
- Duas zonas de cocção e duas zonas a gás
- Timer digital de até 99 minutos
- Estrutura plana e de fácil limpeza
- Sensor de calor residual em 3 níveis de segurança
- Trava de segurança
- Função Pausa
- Preço elevado
- Exige o uso de panelas específicas
CONCLUSÃO
O QUE RECOMENDAMOS COMO MELHOR OPÇÃO
Ter a oportunidade de cozinhar de duas formas diferentes num mesmo aparelho é o grande diferencial que faz do cooktop Electrolux IE60H uma escolha indiscutível. Modelo híbrido que combina a precisão da tecnologia de indução e a polivalência da configuração a gás, o IE60H entrega o melhor de dois estilos.
O timer digital voltado para as zonas de cocção por indução ajuda a programar o ponto ideal das comidas, enquanto que a ignição ágil dos manipuladores garante um controle prático e exato dos potentes queimadores.
MELHOR CUSTO BENEFÍCIO
Com apenas uma zona de aquecimento, mas diversas vantagens que o acompanham no dia a dia, o Slim Touch EI30 da Tramontina atende a necessidade de quem busca por um eletrodoméstico simples, barato e bastante funcional.
Ideal para famílias menores, de um a dois membros, o modelo EI30 desempenha quase que 50% mais rápido e com 30% mais economia que outros sistemas e configurações de cozimento. É um cooktop silencioso e conta com um painel touch slider que oferece até 8 funções pré-programadas.
MELHOR DESEMPENHO
Cooktop da lista com a maior variedade de funcionalidades, o IE60P da Electrolux é o grande destaque quando o assunto é alta performance e qualidade nos resultados. Sua zona Unicook possibilita o uso simultâneo de dois bocais de aquecimento num mesmo nível de potência para receitas de porções fartas, que demandam o uso de recipientes de cozinha compridos como chapas e pranchas grill.
Já a função Potência Turbo intensifica a temperatura máxima do cooktop, o que facilita aquecer, por exemplo, grandes quantidades de água por um curto período de tempo.
MELHOR DURABILIDADE
Por ser um cooktop mais compacto e que se utiliza de apenas duas zonas de cocção, acreditamos que o Fischer 2Q seja o modelo da lista de melhor conservação.
Seus bocais funcionam à potência de 2.000W e 1.500W, logo, compensam a falta de mais zonas na sua composição e atuam com extrema qualidade e baixo consumo energético. Sua mesa vitrocerâmica de 4mm de espessura confere mais rigidez e resistência ao eletrodoméstico, além de facilitar nos cuidados e numa limpeza mais precisa.
Perguntas Frequentes
O que é melhor cooktop ou fogão?
Optar por um fogão convencional ou um cooktop depende bastante do estilo de cozinha e do perfil do usuário. O fogão, por ser mais convencional, se adapta melhor ao padrão de cozinha dos brasileiros, além de ser ideal para ambientes sem móveis planejados pois não necessita ser instalado diretamente numa bancada.
Os cooktops, por outro lado, são perfeitos para cozinhas ou ilhas pré-planejadas que dispõem de um espaço otimizado para o encaixe preciso do eletrodoméstico. Os fogões são aparelhos mais versáteis pois contam com queimadores e fornos num único produto, enquanto que os cooktops são eletrodomésticos mais funcionais, inovadores e esteticamente mais modernos.
Qual o consumo de energia de um fogão por indução?
Os modelos de indução consomem em torno de 7.500W de potência. À nível de conhecimento, se você utilizar um fogão 4 bocas por indução por cerca de uma hora por dia, o custo mensal vai girar em torno de R$ 53,55.
Por mais que os cooktops por indução exijam uma potência mais elevada e, consequentemente, um gasto mensal maior, vale destacar que o tempo de preparo dos pratos e receitas diminui devido à tecnologia eletromagnética desta configuração, que não só entrega um controle maior da temperatura dos bocais como também gera calor e aquece o fundo das panelas com mais rapidez.
Qual a diferença de fogão elétrico e por indução?
O cooktop elétrico, como o próprio nome denota, funciona através de energia elétrica. O calor gerado em contato com o fundo das panelas é alimentado por diferentes resistências elétricas embaixo de cada um dos bocais que compõem o aparelho.
Mesmo que também seja ligado na tomada, o cooktop por indução funciona através de um campo eletromagnético gerado na parte interna da superfície, que transmite diretamente o calor para o fundo da panela e cozinha os alimentos sem perder temperatura.
Outra característica que distingue as duas configurações se dá por conta do consumo energético. Os cooktops elétricos possuem uma potência média de 6000W, enquanto que os modelos por indução consomem um pouco mais que 7500W.